terça-feira, 5 de maio de 2009

Crianças diferentes

A melhor forma de ajudar uma criança com alterações de desenvolvimento é a Intervenção Precoce. A evolução e o prognóstico do progresso destas crianças depende em grande parte de um acompanhamento especializado que deve iniciar-se o mais cedo possível.
Parece que foi ontem, mas já vai tão longe aquele primeiro encontro entre a mãe e o seu bebé acabado de nascer, marcado por uma troca de olhares. Desde esse primeiro momento foram muitas as horas que a mãe passou a contemplar o seu "rebento" aprendendo a conhecê-lo e a maravilhar-se com cada uma das suas novas habilidades e descobertas.
Não foi necessário ensiná-lo a chorar de forma diferente para necessidades diferentes, nem tão pouco a aninhar-se no colo e a sentir-se reconfortado com o contacto físico e vocal dos pais. As palavras "mamã" e "papá" surgiram tão espontaneamente que todos se admiraram de como ele já falava, isto para já não falar no contentamento de o fazer o "tem-tem". De facto quando tudo corre bem, com o nascimento de um filho, não parece muito necessário grande preocupação em lhe ensinarmos muitas e grandes coisas.
As crianças são activas no seu desenvolvimento e são capazes de por si só provocarem alterações no meio que as rodeia, ou despertar em nós atenção suficiente, propícias à mudança, a novas descobertas e consequentemente a novas aquisições. E assim etapa após etapa tudo se processa tão rápido e tão bem que frequentemente dizemos ou ouvimos expressões como "Parece que já nascem ensinados..." "Quem é que lhe ensinou isto?!"
De qualquer forma, e já por diversas vezes o dissemos, o ritmo de desenvolvimento varia de criança para criança. Nem todas as crianças alcançam as mesmas competências na mesma idade. Estas diferenças podem dever-se ao interesse e motivação pelo que as rodeia, mas também à própria estimulação a que cada criança está exposta. Estas diferenças de desenvolvimento, e desde que não ultrapassem os limites de cada etapa do desenvolvimento, não oferecem qualquer tipo de preocupação.
Intervenção precoce
Porém, há outras situações em que a aquisição de determinadas competências não se faz no tempo desejado e pode tratar-se não apenas de uma diferença no ritmo de desenvolvimento mas, de algo mais sério e que poderá exigir uma intervenção especializada. Estamos a falar de crianças com alterações do desenvolvimento, que se podem reflectir a nível da inteligência, de dificuldades a nível do movimento, do andar, da fala, da audição, da visão, da relação com os outros. Importa nestas situações uma detecção e intervenção atempada.
A melhor forma de ajudar uma criança com alterações de desenvolvimento é a Intervenção Precoce. A evolução e o prognóstico do desenvolvimento destas crianças depende em grande parte de um acompanhamento especializado que deve iniciar-se o mais cedo que for possível.
Assistimos muitas vezes a um adiar da avaliação e consequente intervenção especializada porque não se tem a certeza se se trata de uma alteração do desenvolvimento ou não. Em caso de dúvida será sempre melhor pedir um parecer especializado. Só assim se podem desfazer as dúvidas e equacionar, se se justificar, a intervenção e estimulação oportunas e adequadas às características especiais de cada criança.
Se a criança sem alterações do desenvolvimento é activa e pode por si só provocar alterações no meio ambiente propícias ao seu desenvolvimento, a criança com alterações pode não dispor de meios necessários para agir e interagir com o meio, tornando-se por isso fundamental e necessário ajudá-la a não perder oportunidades de ter acesso a experiências e a não desperdiçar a possibilidade da criança evoluir a níveis superiores àqueles que conseguiria sozinha.

in:
Crianças diferentes . In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009.
[Consult. 2009-05-05].Disponível na www:

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